Casos: Chantal Sérbire

Chantal Sébire era uma professora reformada com 53 anos de idade, de nacionalidade Francesa, que sofria de esthesioneuroblastoma, uma forma rara de cancro que a fez lutar pelo direito à morte através de Eutanásia.
Sébire vivia Plombières-lès-Dijon, perto de Dijon, França, e era mãe de três filhos.
Em 2000, foi diagnosticada com esthesioneuroblastoma, uma forma rara de cancro dos quais apenas 200 casos foram reportados nos passados 20 anos.
Sébire recusou todos os tratamentos na altura do seu diagnóstico, não desejando de correr o risco da cirurgia ou medicação. Com o passar do tempo o cancro espalhou-se pelos seios, cavidades nasais e pela cavidade do olho deixando a sua face severamente desfigurada. Para além disto ainda perdeu os sentidos da visão, paladar e cheiro, sofrendo várias dores que recusou apaziguar com morfina devido aos efeitos secundários, dizendo que “as drogas são químicos, os químicos são venenos e eu não quero tornar as coisas piores envenenando-me”. Sébire ganhou reconhecimento público quando fez um apelo público ao presidente Nicolas Sarkozy, para a deixar morrer por eutanásia dizendo que “ Ninguém deixaria passar um animal por aquilo que passei”.
A 17 de Março de 2008, Sébire perdeu o caso num tribunal Francês, cujo magistrado constatou que a lei Francesa, que permite que o equipamento de suporte de vida seja retirado a doentes com doenças terminais, não permite que um médico retire a vida a um paciente.
Após a decisão, Sébire disse “Agora sei como possuir aquilo que desejo, mas se não o conseguir em França, vou consegui-lo noutro sítio”.
A 19 de Março de 2008 foi encontrada morta em sua casa.
Uma autópsia conduzida a 21 de Março de 2008 conclui que ela não morreu de causas naturais. Analises feitas ao sangue posteriormente, revelaram uma concentração tóxica de uma droga Pentobarbital, que não está disponível nas farmácias Francesas mas que é usada em todo o mundo para o propósito de suicídio assistido.
A morte de Sébire reavivou o debate sobre a Eutanásia em França e em todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário :

 
©2009 Eutanásia | by TNB